Criadores do Sul

Paula Vianna desponta na alfaiataria contemporânea

A sofisticação do simples da grife gaúcha Paula Vianna encanta. Linhas precisas que retém o olhar. Uma mistura de cores harmoniosa e impactante. Materiais que se revelam ideais para a perspicaz construção minimalista. Três itens essenciais na alfaiataria desse selo que leva o nome de sua designer e chama a atenção pelo capricho de cada um desses detalhes. “Fiz noivas, fiz debutantes, mas meu coração sempre bateu forte pelo blazer, pela alfaiataria mesmo”, conta Paula.

A Paula Vianna Brand nasceu de um sonho antigo desta estilista primeiramente formada em Direito que aprendeu a costurar ainda criança, criando fantasias, junto à avó materna, Nilza Endres Vianna. Nas memórias de Paula, a avó surge quase como uma personagem de um conto lúdico, uma apaixonada pelas linhas e agulhas que conversava sobre bordados, explicava sobre tecidos e assistia a filmes épicos clássicos. “Éramos muito companheiras, sempre tive uma alma antiga”, comenta Paula, lembrando que a costura foi um hobbie da avó, quase como chegou a ser de Paula.

Foi somente depois dos dois anos do filho, Kiki, já formada e pós-graduada em Direito, mais madura e tranquila, que Paula decidiu que a moda era mais que um amor antigo. Procurou especialização técnica na área – e segue estudando – e começou a produzir sob medida para noivas e debutantes durante dois anos. Em 2017, reestruturou a label, passando a criar roupas para o cotidiano feminino, com foco em uma alfaiataria leve, um tantinho desconstruída, menos convencional, um estilo delicioso para quem busca elegância, mas quer sempre um toque de transgressão.

Neste ano caótico de 2020, um desafio constante aos empreendedores de moda, Paula novamente repensou a marca, desta vez mantendo o estilo das criações, mas transformando o negócio. Ao invés de focar na distribuição em multimarcas nacionais, passou a vender direto ao consumidor, criando uma linha direta por e-commerce. A iniciativa tem tudo a ver com a produção mais intimista, de pouco estoque, que busca preservar a qualidade, as relações, a sustentabilidade em cada etapa do processo. Com isso, o elo com a cliente se estreitou, gerando uma vitrine ainda maior para as peças lindamente assinadas por Paula Vianna, um nome que ainda tem muito a nos mostrar e que cada dia provoca mais desejo pelo design atemporal, requintado e verdadeiro.

Deixe uma resposta