Brilhe

Com que roupa eu vou: o dress code para cada tipo de festa

Encontrar um visual adequado para aquela festa especial pode gerar uma série de dúvidas, mesmo que o tipo de traje a ser seguido esteja descritinho no convite. Qual a diferença entre gala e social? Dá para fugir do vestido? Pode usar brilho? Quais acessórios escolher? Para resolver este problema tão recorrente, reuni as principais dicas de como se vestir de acordo com o dress code do evento. Da formatura casual ao festão do ano, inspire-se e aproveite a temporada de comemorações ao máximo!

Esporte

Confortável e casual, o traje esporte é o mais fácil de apostar e está associado a eventos menos formais. O visual perfeito é descomplicado, mas sem perder a elegância. Invista em tecidos leves, como o linho, o algodão e a seda, em comprimentos mídi, em estampas clássicas – vale ir do floral ao listrado, passando pelo delicado poá -, e em peças soltas e acinturadas. Vestidos basiquinhos, saias mídi com tops neutros, calças pantacourt com regatas, macacões minimalistas… As opções são várias.

A premissa do praticidade também prevalece na hora de escolher os acessórios, assim, prefira sandálias com saltos blocos ou baixos, sapatilhas, bolsas médias e brincos e colares delicados. Pronto. Agora é só se divertir!

[vitrine]

Esporte fino/Passeio

Unindo o descontraído ao glamuroso, o traje esporte fino ou passeio abusa dos contrastes: uma camisa gola laço bem glamurosa com uma saia lápis clássica, um vestido floral com sandália ou sapatilha com amarrações e uma bolsa poderosa, uma pantalona bem sofisticada ao lado de um top minimalista… Você pode, inclusive, misturar itens básicos que você já tem em casa, como o vestido preto ou uma camisa branca, a novas aquisições, como uma sandália bem especial ou uma saia estampada.

Graças a seu mood despojado-chique, o esporte fino pede peças leves e elegantes,  sem grandes exuberâncias. Deixe as ousadias e os looks repletos de glamour para um outro evento, preferindo itens de bom corte, tecidos sofisticados e comprimentos curtos ou mídi. Se você é apaixonada por vestidos longos, invista em modelos minimalistas ou com tecidos levinhos e estampas frescas. Finalize com uma sandália de tiras finas – um scarpin neutro ou uma sapatilha com aplicações/tom forte também são ótimas alternativas – e com uma máxi clutch e você estará pronta para celebrar com estilo.

[vitrine]

Social/Passeio Completo

Para os eventos que requerem o traje social ou passeio completo, a elegância e a sofisticação são pré-requisitos, assim, fique livre para investir em peças elaboradas com tecidos refinados, como o cetim, a seda, a renda e o chiffon. Detalhes como drapeados, amarrações na cintura, fendas discretas, decotes profundos e leves transparências são apostas sempre certeiras para se ter por perto.

Além dos vestidos, você também pode investir em saias mídi com bodies especiais, calças de alfaiataria clássicas com tops brilhosos, macacões exuberantes e ternos sequinhos ou oversized – que ficam ainda mais lindos com acessórios bem brilhantes. As clutches estilo retrô e os sapatos com amarrações – sejam altos ou baixinhos – são seus maiores aliados, use e abuse!

[vitrine]

Gala/Black Tie

Duas palavrinhas resumem bem as festas com traje black tie, também conhecido como traje a rigor ou de gala: glamour total! Prepare-se para um look digno de tapete vermelho, com peças esvoaçantes, detalhes plissados, decotes vertiginosos, fendas, brilhos, bordados, plumas, cetins, cores fortes, transparências, rendas, amarrações, babados… Aqui, o mais é mais, seja no vestido, seja nos sapatos e bolsas – os tons metalizados e as pedrarias são as melhores escolhas.

Uma dúvida que aparece com frequência quando o assunto é traje de gala é a possibilidade de usar peças míni. Sim, está liberado, mas só se o vestido for poderosíssimo. Pense em materiais exuberantes, em peças estruturadas, muito paetê, bordados, decotes de um ombro só… Enfim, tudo o que for majestoso! O resultado é lindo.

[vitrine]

Deixe uma resposta