Mitos do office look: o que você não usava, mas pode usar

Quase impossível desassociar elegância de algumas regras essenciais de estilo, principalmente em ambientes corporativos, onde a lista de proibidos costuma ser bem extensa, né? Entretanto, muitos desses itens já não conversam mais com os dias de hoje, refletindo normas e costumes ultrapassados até mesmo para redutos convencionais. Se ainda vale a proibição a decotes exagerados, curtos e justos demais e maquiagem extravagante, outros artigos estão liberados, desde que aplicados com algo que nunca sai de moda, o bom senso. Vem comigo para conferir cinco proibidos do trabalho que agora se tornam bem-vindos!

Body

Montagem com três fotos de street style ensinando a usar uma peça que era proibida no trabalho, mas está liberada: body. Look 1: body preto, pantacourt preta, bota preta e blazer verde militar com bolsa rosa. Look 2: body bege, com saia de babados bege e sandálias de tira fina bege. Look 3: blazer listrado, body preto e bermuda listrada, com mocassim branco.

Por muito tempo, usar um body no escritório parecia devaneio fashionista: nem pensar. Agora a peça, em modelos justo que remete a um maiô (que também pode fazer as vezes), é boa companheira de calças e bermudas de alfaiataria, saias de impacto, ternos completos. Só atenção ao decote: nada de exagero!

Camiseta

Montagem com três fotos de street style ensinando a usar uma peça que era proibida no trabalho, mas está liberada: camiseta. Look 1: camiseta preta com blazer preto, calça jeans azul, cinto preto e scarpin preto com múltiplas tiras. Look 2: camiseta cinza, saia mídi transpassada e scarpin rosa. Look 3: camiseta de banda, calça skinny cinza, blazer cinza xadrez e bota azul.

Beijo do casual na elegância, a camiseta, já considerada despojada demais para o trabalho, hoje é estrela de composições perfeitas para a cotidiano profissional. Claro que por ser mais descontraída, a t-shirt deve ser combinada a clássicos do closet formal, como peças de alfaiataria. A dica vale, inclusive, para modelos estampados.

Transparência e renda

Montagem com três fotos de street style ensinando a usar uma peça que era proibida no trabalho, mas está liberada: rendas e transparências. Look 1: camisa branca transparente, calça bege e scarpin metalizado. Look 2: camisa preta com tecido levemente transparente, calça skinny jeans e mocassim animal print. Look 3: camiseta branca, saia mídi com renda branca e sandália marrom.

Eis aqui uma dúvida muito frequente – e pertinente. Rendas e transparências podem, sim, serem usadas no ambiente de trabalho, desde que em doses homeopáticas, ou seja, discretamente. Ficam ótimas em modelagens clássicas, principalmente em camisas, camisetas, saias mídi. E também são perfeitas como detalhes, incrementando modelos tradicionais.

4. Brilho

Montagem com três fotos de street style ensinando a usar uma peça que era proibida no trabalho, mas está liberada: brilho. Look 1: conjunto de tailleur brocado, camisa azul claro e scarpin vermelho. Look 2: blusa com brilho sutil listrada colorida, saia mídi jeans lápis e sandália preta. Look 3: calça de alfaiataria amarela, camisa azul com pedrarias, sandália nude e clutch marrom.

O brilho também é bem-vindo no dia a dia de trabalho. Fica lindo em tecidos com efeitos sutis, como os brocados, ideais para dar forma a ternos e tailleurs. Em aplicações discretas e bordados. Sutileza é ordem para apostar no brilho no escritório. Inspire-se!

5. Short

Por muito tempo, usar short em ambientes profissionais era equivalente a evocar uma bruxa no sexta-feira santa: pecado! Esqueça. Shorts são bem-vindos, desde que não muito curtos e nem muito justos – por favor, ele não pode grudar nas coxas, tá?.Use com peças classudas, vide uma boa camisa ou um blazer alinhado, e eles ficam ainda mais perfeitos.

Veja outras dicas abaixo