Mitos da moda: como usar bota branca sem ser brega

Continuando com nossa série de mitos da moda que podem e devem ser rompidos, temos um ícone dos anos 80 e 90, eternizado para muitas pelas paquitas: a bota branca. Se você já pensou “B-R-E-G-A”, saiba que não está sozinha: a principal dúvida na hora de investir no sapato, que tem conquistado as fashionistas nas últimas temporadas, é justamente como flertar com o contemporâneo e fugir do cafona. Já adianto que a tarefa é mais fácil do que parece e que a bota branca é superversátil, casando casa bem com os mais diversos looks, estilos e agendas. Descubra quatro formas de usar, do trabalho à festa, e se deixe apaixonar.

Descontraída

Montagem com quatro fotos de street style mostrando como usar bota branca sem ser brega.

Vamos começar por ambientes e programações descontraídos, que possibilitam uma maior gama de possibilidades criativas e não precisam respeitar um dress code específico. Aqui, as ousadias no vestir estão mais do que liberadas, assim, combine o seu jeans despojado a um casaco de pelúcia bem divertido, a saia glamurosa glamuroso à jaqueta camuflada e o vestido romântico a uma bolsa transparente. Pretende abusar das cores, texturas ou estampas? Com sua cor neutra, a bota branca é perfeita para neutralizar todo e qualquer fashionismo – essa dica vale para qualquer ambiente e para toda a gama de sapatos brancos, pode anotar!

Profissional

Montagem com quatro fotos de street style mostrando como usar bota branca sem ser brega. Look 1: bota branca de bico fino, terno rosa, míni bolsa branca e camiseta branca. Look 2: bota branca de bico fino, calça jeans azul skinny, camiseta branca, sobretudo bege e bolsa bege. Look 3: vestido azul bebê longo de manga longa, blazer azul bebê, bolsa com estampa de cobra e bota branca. Look 4: vestido mídi chemise com estampa xadrez em tons de marrom e verde, bota branca de bico fino e salto baixo.

No ambiente profissional, a bota branca mantém o frescor de tendência com um plus de elegância – principalmente se o modelo escolhido tiver bico fino e salto médio. A forma mais requintada de usar é ao lado de peças de alfaiataria bem cortadas, como sobretudos, ternos, saias lápis, vestidos chemisier e blazeres. Se o seu desejo é apimentar o cotidiano um tantinho, aposte em vestidos fluídos, em ternos coloridos, em peças com babados na barra ou em tons pastel, que são match certo ao branco. Depois, é só finalizar com a sua bolsa preferida e se preparar para brilhar muito por aí.

Noturna

Montagem com quatro fotos de street style mostrando como usar bota branca sem ser brega. Look 1: bota branca com zíper frontal, vestido slip dress longo preto, jaqueta de couro preta e bolsa preta. Look 2: bota branca com bico fino, vestido de franjas rosa choque tamanho médio e míni bolsa branca. Look 3: minissaia de couro marrom, regata branca, blazer alongado xadrez em tons de marrom e cinza, bota de bico fino branca. Look 4: bota branca de salto alto e bico fino, calça jeans azul, body de renda preta, bolsa marrom transversal pequena e oval e blazer xadrez cinza.

Seja na balada, no barzinho ou no restô, é comum que os looks noturnos recorram aos tons escuros. Pois com a bota branca, até mesmo o vestido preto se torna nada básico, transformando o corriqueiro em sofisticado com pouco esforço. Agora, que tal aproveitar o poder neutralizador da botinha branca para fugir do óbvio? Se jogue em brilhos, paetês, cores fortes, tecidos especiais como a renda e o cetim, detalhes franjados, assimetrias… Enfim, tudo aquilo que é espetacular, poderoso, exuberante, pulsante. O resultado da mistura não tem como ser outro: sucesso absoluto.

Branco total

Montagem com quatro fotos de street style mostrando como usar bota branca sem ser brega. Look 1: terno branco com pantalona e detalhes preto, clutch preta com tweed branco, bota branca de bico e salto fino. Look 2: bota branca com bico fino e salto quadrado, calça jeans branca de cintura alta e com rasgos no joelho, regata branca e clutch preta. Look 3: casaco de pelos branco, meia calça branca e bota branca. Look 4: camiseta polo branca, saia branca com recortes geométricos e dobrados na barra e bota branca.

Os visuais monocromáticos se tornaram um grande recurso de estilo para quem está em busca de composições de impacto ou deseja parecer mais longilínea. Em branco, as combinações ainda ganham dose extra de requinte, perfeita para os dias em que você quer se sentir ainda mais poderosa em uma reunião, encontro ou evento. O poder sofisticador do branco é tão forte que até mesmo a dupla jeans rasgado com camiseta deixa o básico para se tornar cool. Além dessa mistura elementar, você pode seguir um mood clássico, com peças de mesmo material combinadinhas, ou brincar com modelagens, tecidos e texturas contrastantes. Um casaco de pele com vestido leve, uma calça de couro justa com camisa de leve transparência ou uma saia volumosa com camiseta sequinha. Inspirações para todos os gostos <3 

Veja outras dicas abaixo