Criadores do Sul

Bruta, joalheria feita à mão com afeto

O fazer à mão é dos ofícios mais lindos, seja uma comida, um objeto, um bordado, uma costura, uma joia….ah! Uma joia. Que arte mais maravilhosa a da joalheria, né? Ainda mais quando executada com carinho, com dedicação, com a própria designer idealizando, criando, fazendo cada detalhe, como na Bruta, marca gaúcha de joalheria artesanal da artista joalheira Bruna Vebber. Buscando inspiração no feminino primitivo, na sabedoria intuitiva, na natureza, a Bruta nasceu para fazer joias de uma forma intimista e singular. Na Bruta, tudo é pensado com respeito à matéria, à forma, ao design, inclusive com foco no reuso de materiais.

A Bruta estreou em 2019 pelas mãos de Bruna, que se formou em design de produto na cidade natal, Caxias do Sul, e depois foi à Europa buscar cursos que diversificassem o conhecimento de feito à mão, como o de vitrais. De volta ao Estado, Bruna escolheu Porto Alegre como cidade e começou a delinear a Bruta com a primeira coleção, chamada Eclíptica, uma ode aos astros e à diversidade natural do solo representada pelos metais. Na coleção, três astros nomeiam e inspiram o visual das peças, sempre relacionados a um tipo de metal. A lua surge em peças de cobre. O sol ganha o tom do latão. E saturno é feito de prata. Bruna interpreta os astros de muitas formas, mas o trabalho que se destaca são o das peças versáteis em construções que permitem diversos usos para uma mesma joia.

Bruna também cria peças exclusivas para projetos especiais de cinema, teatro, música, como a joia de rosto e boca que desenvolveu para as fotos de capa do disco de estreia da rapper gaúcha Bart para o projeto Natura Musical. E ainda desenvolve joias sob encomenda e peças que já se tornaram hit da jovem marca, como os piercings de nariz, adornos lindos e delicados para o rosto feitos com sobras das lâminas de recorte. Sim. Em qualquer frente de trabalho, seja na coleção ou nas criações personalizadas, Bruna tenta otimizar o uso de materiais e reaproveitar. Muitos clientes, inclusive, levam peças antigas que já não fazem mais sentido para a designer recriar – e os resultados são de uma sensibilidade impar que reflete a essência natural e crua da marca, mas também o desejo de cada cliente. É isso. Na Bruta, a joia é sempre sensível ao espírito de quem a escolhe porque Bruna é assim também, pura energia e afeto em cada peça que cria com as mãos e o coração. Experimente!

Deixe uma resposta