Criadores do Sul

Alfaiataria abusada da Samt

Sabe aquela marca que conquista de imediato? Que depois de uma passadinha pelo feed você já sente um amorzinho? A Samt, de Caxias do Sul, é assim, te pega de jeito graças à personalidade contemporânea, bem-humorada, abusada. Uma grife que cria uma alfaiataria nada básica, nada convencional, nada certinha, uma alfaiataria deliciosamente descompromissada com qualquer padrão. Quer saber? É isso. A Samt surge como um manifesto de liberdade de estilo.  

A Samt foi consequência do inevitável impulso criativo da arquiteta e urbanista Franciele de Mateo. Mesmo sem formação oficial em moda, Fran estava sempre criando peças para ela, para as amigas, para todos que estavam pertinho, talvez uma herança natural, já que o corte e a costura fazem parte de gerações da família. Daí, há dois anos e meio, decidiu transformar essas incursões totalmente espontâneas em uma marca. Nascia a Samt. “Trabalho com arte e moda por vocação. Tudo que é relacionado à criatividade me move”, conta Fran.

E a estreia surge com o desejo constante de Fran de criar para pessoais reais, colaborando para que as mulheres liberem a autenticidade própria. “Saímos do convencional porque cada mulher é diferente, então porque se vestir igual a todo mundo”, diz Fran, que deixa claro a força deste pensamento em cada peça que surge na Samt, em cada imagem que a marca apresenta. Sim. Importante dizer que tudo é criação de Fran, desde o desenho, a escolha de matérias-primas, a modelagem, os editoriais, os cenários, as modelos, o styling, o marketing, tudo. Inclusive, Fran também se torna modelo em algumas coleções. E as fotos têm assinatura do Sandro Randon Debortoli, que as faz como hobby.

Com número limitado de peças e uma coleção mensal, Fran trabalha com uma cartela mais restrita de modelos, com destaque para os blazeres alongados e as calças de alfaiataria, mas com uma infinita possibilidade de matérias-primas, combinações de cores, efeitos de estilo. E é nisso que a Samt nos impressiona. Como é inovadora nesse processo, apresentando uma imagem muito característica e forte, mas aberta para novas interpretações, que provocam e inspiram quem usa Samt a reinventar uma mistura própria que reflita este espírito provocativo tão único desta marca. A Samt conquista e provoca.

Ah! A venda é pelo instagram (samt.couture) ou na loja conceito em Caxias do Sul.

Deixe uma resposta