Criadores do Sul

Ala, sob medida digital

Depois de nove anos a frente de uma marca de moda com prática sustentável, a Elefante, na qual sempre flertou com o sob medida, a designer gaúcha Alana Amaral decidiu aprofundar a relação com essa prática intimista e totalmente personalizada de criar moda, mas trazendo um olhar contemporâneo e tecnológico. Como criar esse elo de conceitos tão opostos? A resposta vem no Ala Sob Medida, um e-commerce de roupas produzidas para cada cliente, uma ideia tão inovadora quanto desafiadora que acaba de estrear direto de Pelotas, cidade natal da estilista.  

Alana sempre acreditou no processo de desaceleração no vestir e aposta no sob medida como alternativa rumo a este caminho mais sustentável. Não há estoque, a produção é sob demanda. Os materiais são orgânicos ou reciclados. Modelagem, costura e todos os detalhes do feitio são artesanais, com mão de obra local. E a distribuição é direta à cliente. A coleção de estreia é chamada Aeon, titulo que já antecipa a ideia central da linha: eterna. São peças em preto, de personalidade atemporal, que podem fazer parte do closet para sempre.

No e-commerce, cada mulher é convidada a mergulhar na marca, a se conhecer e a curtir o processo de mandar fazer uma roupa sob medida, mesmo que distante de quem cria. No site, a cliente escolhe a peça e preenche os campos de medida – ao lado de cada lacuna, há uma foto explicando como tirar a medida em questão. Sim. É preciso estar com uma fita métrica à mão e topar desvendar os centímetros da silhueta. Todo o processo é tão claro e bem explicado que se torna um momento interessante de autoconhecimento. Pare, se olhe, pense. Até a peça escolhida ganha um novo valor neste momento, que foge à rapidez e abraça o afeto: você realmente se dá conta que ela está sendo produzida para você.

Deixe uma resposta